quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Código Florestal

   O Simetria deste sábado, 01 de outubro, traz a tona a questão do Código Florestal. Vivemos em um sistema único onde qualquer alteração  sem cuidadoso estudo de suas consequências pode afetar de forma danosa e permanente o Todo. Enquanto a discussão  sobre as alterações do código que acontece entre os poderes políticos estiverem vinculados a  favorecimentos de grupos ou de interesses economicos, todos nós corremos sério risco de vermos diminuidas as áreas de proteção ambiental, sejam elas de Proteção Integral ou Reserva Legal.

   Quanto mais perderemos? Quantos pequenos proprietários rurais que praticam a agricultura familiar e conscientemente preservam a biodivesidade florestal, serão deslocados de suas áreas nativas?
   E nós? será que estamos devidamente informados sobre toda essa questão?
   Não deixe de acompanhar o Simetria deste sábado.
Simetria, sábado, 10h.
Universitária FM 99,9.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

PAZ!

   Paz. Esse parece ser o desejo secreto de cada um de nós. Mas, como viver a Paz? Como Ser Paz? Como criarmos uma sociedade pacífica, não violenta, sem exclusões sociais e com respeito às diferenças? Diferenças de credo religioso, de opção sexual, de cor, etnia...
   Tudo começa dentro de nós mesmos e com informação. Nosso sistema edcuacional está alinhado à Organização das Nações Unidas que definiu o conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida associados à cultura de paz na Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, divulgada em 13 de setembro de 1999? Diversas instituições em todo o mundo aderiram a esta declaração e se empenham na concretização destes ideais. Mas e nós? Eu e você. Será que estamos praticando a Paz? 
   Para conversar conosco sobre o assunto, o Jornalista Anselmo Monteiro, coordenador do Comitê da Ação da Cidadania em Pernambuco participa do Simetria deste sábado 24 de setembro relembrando duas grandes personalidades da Paz: Don Hélder Câmara e Betinho.
Simetria, sábado, 10h, Universitária FM - 99,9

domingo, 11 de setembro de 2011

Coco de Umbigada e a Transformação Social

  

   No  Simetria deste sábado, 17 de setembro, um bate papo com Dani Bastos. Ela  é produtora cultural, pesquisadora, etnomusicóloga e Coordenadora Geral da ONG Terreiro da Tradição. O tema será o livro: "Coco de Umbigada: Cultura Popular como Ferramenta de Trasformação Social". 
   Resultado final  do projeto de pesquisa que foi aprovado no Prêmio Produção Crítica em Culturas Populares e Tradicionais 2010 da Funarte, o livro  traz a história de Beth de Oxum, Quinho Caetés e seus quatro filhos. Através do Ponto de Cultura Coco de Umbigada e suas múltiplas ações culturais eles realizam uma constante transformação social na comunidade do Guadalupe, em Olinda PE numa incansável continuidade da ancestral manifestação do Coco. 

Mestre Zeca do Rolete (foto:Alcides Ferraz)
   A importância dos saberes tradiconais e a mágica força da oralidade ganharam destaque no capítulo dedicado a quatro Mestres da Cultura Popular ligados ao Ponto de Cultura:  Mãe Lúcia de Oyá, Mestre Zeca do Rolete, Mestra Aurinha do Coco e Mestre Pombo Roxo. 
   O livro também conta com as fotografias de Alcides Ferraz e acompanha um CD demo com três faixas autorais do Coco de Umbigada.
Para saber mais sobre o projeto: http://cocofunarte.blogspot.com
E maiores informações sobre a ONG Terreiro  da Tradição: http://terreirosdatradicao.blogspot.com

Simetria, sábado, 10h, Universitária FM 99,9 - 
 
 

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Simetria




Simetria deste sábado, 10/09, estará abordando como tema: Abelhas Indígenas sem ferrão.
Simetria, sábado 10h, através da Universitária FM - Recife/PE. Sintonize: 99,9.