quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Medicina Ayurveda e Alimentação

  
   Medicina Ayuverda e conduta alimentar. Estes são os dois temas a serem  abordados no Simetria deste sábado 27 de outubro.
   Num primeiro momento nós conversaremos com Paula Mouta Ilheu,Terapeuta, que orienta o Mac Spa que acontece no Meteora D'Aldeia agora em novembro, de 11 a 15. O foco dessa imerssão em Aldeia é a alimentação: hábitos saudáveis e melhoria na qualidade de vida. Integrando Corpo, Mente, Espírito durante esses dias no Meteora D'Aldeia, diversas terapeuticas serão empregadas, a começar pela avaliação iridlógica onde cada um receberá sua proposta de tratamento. Indicações de leituras serão feitas para que novos horizintes sejam vislumbrados por cada um dos participantes.
   Em seguida conversamos com Fernando Sujan sobre Medicina Ayurveda que tem sua origem na Índia há cerca de 5000 anos.
Fernando ministrará um curso de Introdução à Medicina Ayurveda, nos dias 05 e 06 de novembro no Espaço Lapis Lazuli, na Encruzilhada.
Simetria, sábado, 10h
Universitária Fm - 99,9

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Jurema Sagrada

   Sandro de Jucá, Babalorixá e Juremeiro é o convidado do Simetria deste sábado. O universo mágico da Jurema Sagrada, ritos, costumes, idumentárias serão abordados no programa. 

   Como Tradição Mágica Religiosa a Jurema é pouco compreendida e algumas vezes confundida com  diversas outras correntes religiosas. Alguns estudiosos do assunto alegam que esta tradição nordestina teve início com o uso da Jurema pelos indígenas do Norte e Nordeste do Brasil. A Jurema é uma árvore tipicamente nordestina e dela tudo se aproveita: raiz, a casca, as folhas e as sementes, utilizadas em banhos de limpeza, infusões, ungüentos,bebidas e para outros fins ritualísticos

   Como Juremeiro consagrado, Sandro poderá tirar todas as nossas dúvidas sobre o culto da Jurema.

Simetria, sábado, 10h.
Universitária FM - 99.9
Você pode aompanhar o Simetria através do site: www.ufpe.br/ntvru
 

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Simetria

 
Neste sábado, 15, o Simetria aborda dois temas:
 ESSA MENINA. ESSA MULHER:
Workshop que tem como objetivo identificar quais das nossas atitudes são puramente reações que foram programadas desde a nossa pequena infância e nos influenciam até hoje determinando nossos "padrões femininos".Na condução desse processo: Carmita Miranda e Iramaia Lemos.
 

   E no segundo momento conversamos com Irmã Verônica. Ela é  Enfermeira, Geoterapeuta, Reflexóloga e Massoterapeuta, fundadora e presidente da SEMEHAR - Ass. de Serviço de Medicina Holística para Ação Revitalizadora e presidente  do Centro Nordestino de Medicina Popular. E é  esse universo de práticas terapeuticas que abordaremos no programa deste sábado, 15 de outubro de 2011.               
Simetria, sábado, 10h.
Universitária FM - 99,9 - REcife/PE

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Vale do Amanhecer

   No próximo dia 30 de outubro de 2011, domingo, comemora-se no Vale do Amanhecer o aniversário de Neiva chaves Zelaya: Tia Neiva que  se estivesse fisicamente entre nós, completaria 86 anos. Tão impressionante como a história dessa nordestina forte, sergipana, que chegou a ser caminhoneira na cidade que florescia no Brasil Central, Brasília, é a história de como foi fundada por ela  em 1959  a Doutrina do Amanhecer.
    Trazida, através da clarividente, pelo espírito de Francisco de Assis, conhecido nesta doutrina como "Pai Seta Branca", e por sua equipe espiritual,  a doutrina contém riquíssima linguagem imagética e simbólica e traz elementos de várias outras religiões. A Doutrina do Amanhecer já conta com inúmeros templos em todo o Brasil e em outros países.

 
   E é sobre o Vale do Amanhecer que vamos conversar nesse sábado, 8 de outubro no Simetria.

Sábado, 10h, Universitária FM - 99,9