quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ciclos







  Ciclos é a ampliação da produção  “Quando a vida é alegria”,  produzida ainda em K7, em 1993, época em que Silvério desenvolvia ações sociais em Jaboatão dos Guararapes  ligadas ao Comitê da Cidadania Contra a Fome, atividades com Professores, crianças e educação de jovens e adultos. Conseguindo conciliar sua agenda de compromissos artísticos com as atividades locais o artista encontrou enfim o espaço para produzir esse projeto.
   São 10 faixas, algumas em parceria, com temas que “abordam assuntos relacionados aos valores humanos, consumismo desenfreado, valorização do ser, ecologia, solidariedade entre os povos, gênero, cultura de paz, amizade, família. Temas que retratam uma visão humanitária do mundo, do universo, canções introspectivas.”
   Silvério é Músico e Pedagogo e tem todo um trabalho, realizado também através de palestras, que nos levam a reflexões acerca “das várias maneiras de crer, de ter fé, independente de raça, partido político ou religião.”
   No Simetria deste sábado, 29, Silvério faz o relançamento do Ciclos e conversa com a gente sobre esse projeto e sua carreira artística.
    Ainda no Simetria a Agenda Zen, Partilha com Trigueirinho e os comentários astrológicos com Haroldo Barros.

Ouça o programa Simetria

Sábado, 10h - Universitária FM -99,9

Apoio Cultural:
Acompanhe o Simetria: www.ufpe.br/ntvru

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Vida Após a Morte em paradidático infanto-juvenil







  “Pintinho Jubão e o Espírito da Floresta”. Um livro paradidático que aborda o tema morte voltado para o leitor infanto-juvenil. Baseando-se em passagens do Novo Testamento Wladimir Lacerda encontrou, através da literatura, espaço para falar sobre um tema que até para adultos é difícil de digerir. 
   Ambientando-se na Fazenda Nova Era, a história aborda temas como o amor, solidariedade, compaixão,  morte, procurando despertar a espiritualidade no público leitor.
   Wladimir Lacerda é formado em Relações Públicas estuda a doutrina espírita  há 15 anos. O autor realiza palestras em escolas, centros de vivências, livrarias, entre outros espaços, sobre o tema ‘Espiritualidade na Infância’. 
   Ainda no Simetria, Agenda Zen e os comentários astrológicos de Haroldo Barros.


Ouça o programa Simetria

Sábado, 10h - Universitária FM -99,9

Apoio Cultural:
Acompanhe o Simetria: www.ufpe.br/ntvru

    

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Seminário da Luz






      De dois em dois anos, a Seicho-No-Ie realiza o Seminário da Luz. A partir de um tema central o evento orienta suas palestras e meditações.
   "Um Encontro com a Luz que Ilumina Toda a Família" é o tema deste ano.
   Ainda no evento:     - Chave da Provisão Infinita
                                    - Faça Você mesmo o seu destino
                                    - O Amor que envolve a Família
                                  - Oração da Cura (Meditação  Shinsokan de Oração Mútua) – Orar Junto com Deus.
      O orientador do evento será o preletor Sinji Takahashi com uma vivência de mais de 40 anos junto a essa filosofia e será realizado Teatro da UFPE – Cidade Universitária, domingo, 23 de setembro.
   Para conversar conosco, Maria Augusta, Preletora da Seicho - No - Ie.
Ainda no Simetria, Haroldo Barros e os Comentários Astrológicos, a Partilha com Trigueirinho e a Agenda Zen.



Ouça o programa Simetria

Sábado, 10h - Universitária FM -99,9

Apoio Cultural:
Acompanhe o Simetria: www.ufpe.br/ntvru


    


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Ecovila



   Neste sábado,8, Simetria aborda o tema:Ecovilas. Para conversar conosco, Magdalena Negromonte, Contadora de História, Terapeuta Holística. Ainda no Simetria, Haroldo Barros e os Comentários Astrológicos, a Partilha com Trigueirinho e a Agenda Zen.


Ouça o programa Simetria

Sábado, 10h - Universitária FM -99,9

Apoio Cultural:
Acompanhe o Simetria: www.ufpe.br/ntvru

domingo, 2 de setembro de 2012

Psicanálise





   Método de investigação que consiste essencialmente na evidenciação do significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias (sonhos, fantasmas, delírios) de um indivíduo. É um método psicoterápico baseado nesta investigação e especificado pela interpretação controlada da resistência, da transferência e do desejo. Um conjunto de teorias psicológicas e psicopatológicas em que são sistematizados os dados introduzidos pelo método de investigação e do tratamento.

Doença psicossomática

   Quando usamos o termo “doença psicossomática” dizemos que a causa é psicológica, mas a pessoa apresenta alterações clínicas detectáveis por exames de laboratório, ou seja, o corpo da pessoa está tendo danos físicos - chamamos de doença psicossomática. É uma doença física, verdadeira, mas com causa psicológica, ou seja, a doença apareceu no corpo, como uma alergia por exemplo. Neste caso a pessoa deve tratar tanto com psicanalista/psicossomatista como com o médico. Com o médico trata o corpo, e com o psicanalista/psicossomatista trata a mente - as emoções.

Função do sintoma
A dor serve para alguma coisa?
   O sofrimento mental fica lá guardadinho, você pensa que está esquecido, mas ele está lá agindo à surdina, e se você não trabalhar seu emocional, esse sofrimento pode encontrar uma forma de se manifestar, uma válvula de escape, que é o sintoma, que aos poucos vai fazendo seu corpo ficar doente. Todo sintoma tem a mesma função, lhe alertar de que alguma coisa que não está indo bem, que você tem que tratar essa alguma coisa.
   A somatização também, ela está te chamando para você prestar atenção em você mesmo, e ver o que está errado na sua vida: Seu relacionamento com colegas? Seu casamento? Insatisfação no trabalho? Dificuldade nos estudos? Olhe para isso. Trate o que tem que ser tratado. Trate o emocional, porque o corpo só está chamando a sua atenção para que você veja que o seu lado psicológico não esta bem.
   Muitas vezes, quando você procura um médico com uma somatização, alguém diz que é “frescura”. Se o médico diz que você não tem nada, sofre duplamente, porque você sente que tem alguma coisa, mas não sabe o que é.
   Doença psicossomática não é a doença da “mentirinha” é doença que o médico não conseguiu identificar a causa, então ele tende a lhe falar “Fique tranqüilo, está tudo bem”, mas está tudo mal, você está com dor, com coceira, com a boca seca, coração pulando, dor de barriga, está suando frio, como está tudo bem?
Aí entra a figura do profissional de saúde mental. O Psicólogo, Psicanalista/Psicossomatista.
                               Maria de Lourdes Pereira








  
Freud

Sigmund Schlomo Freud (1856-1939). Médio Neurologista que criou o método da Pisicanálise.
 






Ouça o Simetria
Todo sábado, 10h 
 Universitária FM 99,9
www.ufpe.br/ntvr