domingo, 11 de setembro de 2011

Coco de Umbigada e a Transformação Social

  

   No  Simetria deste sábado, 17 de setembro, um bate papo com Dani Bastos. Ela  é produtora cultural, pesquisadora, etnomusicóloga e Coordenadora Geral da ONG Terreiro da Tradição. O tema será o livro: "Coco de Umbigada: Cultura Popular como Ferramenta de Trasformação Social". 
   Resultado final  do projeto de pesquisa que foi aprovado no Prêmio Produção Crítica em Culturas Populares e Tradicionais 2010 da Funarte, o livro  traz a história de Beth de Oxum, Quinho Caetés e seus quatro filhos. Através do Ponto de Cultura Coco de Umbigada e suas múltiplas ações culturais eles realizam uma constante transformação social na comunidade do Guadalupe, em Olinda PE numa incansável continuidade da ancestral manifestação do Coco. 

Mestre Zeca do Rolete (foto:Alcides Ferraz)
   A importância dos saberes tradiconais e a mágica força da oralidade ganharam destaque no capítulo dedicado a quatro Mestres da Cultura Popular ligados ao Ponto de Cultura:  Mãe Lúcia de Oyá, Mestre Zeca do Rolete, Mestra Aurinha do Coco e Mestre Pombo Roxo. 
   O livro também conta com as fotografias de Alcides Ferraz e acompanha um CD demo com três faixas autorais do Coco de Umbigada.
Para saber mais sobre o projeto: http://cocofunarte.blogspot.com
E maiores informações sobre a ONG Terreiro  da Tradição: http://terreirosdatradicao.blogspot.com

Simetria, sábado, 10h, Universitária FM 99,9 - 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário