terça-feira, 15 de abril de 2014

Agenda Zen Indica


Estão abertas as inscrições para os cursos de YOGATERAPIA e INSTRUTORES DE YOGA INTEGRAL, com o professor de Yoga Integral e Yogaterapeuta Horivaldo Gomes. As aulas acontecem uma vez por mês no Espaço Gerar, em Casa Forte. Os interessados devem entrar em contato com o Gerar pelo telefone 3268-1749. 
Horivaldo Gomes é yogaterapeuta e professor de Yoga há 30 anos. É presidente da Associação Nacional de Yoga Integral (ANYI) e da Federação de Yoga do Estado do Rio de Janeiro. É autor de vários livros, como ‘Práticas do Yoga’, ‘Yoga Integral – o Yoga da Nova Era’, ‘Purna Yoga’, ‘Gotinhas de Luz’ e ‘Magia das Velas’. Recebeu sua iniciação no Yoga Integral (Purna Yoga), em Pondicherry, no Sri Aurobindo Ashram, na Índia.

CURSO DE FORMAÇÃO EM YOGATERAPIA
O Curso de Formação em Yogaterapia é voltado para profissionais da área de saúde, terapeutas holísticos e demais interessados em se aprofundar nas técnicas milenares do Yoga e sua utilização para fins terapêuticos. A Yogaterapia utiliza as técnicas do yoga para fins terapêuticos, atuando na prevenção de doenças e na promoção de saúde. O atendimento é individual e visa a harmonização do paciente, a partir de exercícios respiratórios (pranayamas), posturas (ásanas), técnicas de relaxamento, entoação de mantras e práticas de meditação.
As aulas são realizadas uma vez por mês, sempre na penúltima sexta-feira do mês, das 9h às 17h. O curso é composto por 11 módulos e o investimento é de R$ 250,00 por mês. 
“A partir de uma profunda avaliação do paciente, são definidas as técnicas adequadas para cada caso e somos capazes de identificar e corrigir os fluxos de energia, evitando assim que o corpo físico seja afetado, melhorando a saúde como um todo”, explica Horivaldo Gomes, que durante a formação compartilhará as experiências vivenciadas no Hospital de Lonavla, na Índia.
Por ser uma Especialização a nível técnico é necessário que os participantes já tenham um curso de graduação. Ao final da formação, será conferido certificado pela Associação Nacional de Yoga Integral – ANYI. Os participantes que não forem da área de Saúde, precisarão cursar disciplinas de Anatomia e Fisiologia para estarem aptos a atuar profissionalmente como yogaterapeutas.
Os temas abordados na formação serão: Introdução à yogaterapia (bases do Yoga, Gunas, Granthis), Anatomia Esotérica (Kundalini, Chakras), Pranaterapia, Kriya, Asanaterapia, Mudraterapia, Mantraterapia, Yoga nidra, Dhyana terapia, Mandala terapia, principais patologias, anamnese e atendimento prático.
Os interessados no curso devem fazer a inscrição no Espaço Gerar, Rua Jorge de Albuquerque, 103, Casa Forte, Recife-PE, fone: (81) 3268-1749.

FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE YOGA 
O curso de Formação de Instrutores de Yoga tem como objetivo formar multiplicadores das técnicas milenares do Yoga, profissionalizando jovens e adultos, a partir do aprendizado da cultura oriental e dos meios de manutenção da saúde física, emocional e mental. Os participantes serão instruídos sobre as diferentes partes do ser (físico, emocional, energético, mental e espiritual), através de um caminho de autoconhecimento.
As aulas da Formação de Instrutores de Yoga acontecem todo penúltimo sábado do mês, das 9h às 17h. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. O curso é composto por 22 módulos e tem duração de dois anos. O investimento mensal é de R$ 300,00.
O pré-requisito para participar é ter cursado o segundo grau completo. Durante a formação será necessário que os participantes estejam praticando Yoga. Ao final da formação, será conferido certificado pela Associação Nacional de Yoga Integral – ANYI.
Os temas abordados durante o curso serão: Introdução ao Yoga; Linhas de Yoga (Jnana, Bhakti, Karma, Hatha, Raja e Purna Yoga); Noções de Sânscrito; Hinduísmo; Filosofias da Índia (tantra, samkhya, vedanta); Yoga Sutra de Patânjali; Mitologia Hindu; Anatomia Sutil (kundalini, chakra, nadi); Pranayama (exercícios respiratórios); Bandha (contrações de plexos e glândulas); Kriya (exercícios purificatórios); Introdução e aperfeiçoamento dos ásanas (posturas físicas do yoga); Yoganidra (relaxamento); Dhyana (meditação); Mantra (sons de poder); Mudra (gestos reflexológicos); Yoga especializado (crianças, gestantes, idosos, asmáticos, etc.); Yoga em dupla; Coreografia de Ásanas; Anatomia, Fisiologia e Primeiros Socorros.
Os interessados devem fazer a inscrição no Espaço Gerar, Rua Jorge de Albuquerque, 103, Casa Forte, Recife-PE, fone: (81) 3268-1749.


Nenhum comentário:

Postar um comentário